quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Shopping Curitiba se ilumina de rosa

Quem passa em frente ao Shopping Curitiba, localizado no coração da capital paranaense, percebe que ele está diferente. Em vez da tradicional iluminação branca, canhões com filtros rosa ‘lavam’ a fachada que já serviu antigamente ao exército e é um monumento histórico. O motivo da nova iluminação, que permanecerá durante o mês, está na campanha conhecida como Outubro Rosa, que busca chamar a atenção da população sobre o câncer de mama.
 Por meio do ato simbólico de iluminar de cor-de-rosa patrimônios públicos e a iniciativa privada, explica Márcia Campos do Instituto Humanista de Desenvolvimento Social (HUMSOL), o Outubro Rosa percorre o mundo atraindo a atenção da mídia para a importância do diagnóstico precoce. Segundo a gerente de marketing Paola Noguchi, o Shopping Curitiba apoia a campanha por concordar com a importância da prevenção.
No Estado do Paraná, o movimento teve início em 2005 com o projeto ‘Vamos Vestir Curitiba de Cor-de-Rosa’. Até que a realização de ações de prevenção virou lei estadual.  Curitiba participou pela primeira vez do Outubro Rosa em 2008, com a iluminação da Ópera de Arame. Em 2009, a iluminação foi feita no Jardim Botânico e no Paço da Liberdade. Na Austrália, o monumento que recebe a iluminação rosada é a Ópera de Sydney. Segundo tipo mais frequente no mundo, o câncer de mama é o mais comum entre as mulheres, respondendo por 22% dos casos novos a cada ano. Se diagnosticado e tratado oportunamente, as chances de cura são de 92%.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário